15 setembro 2009

Convertendo musicas e sons de CPS1 e CPS2 para Wav ou MP3.

Convertendo musicas e soms de CPS1 e CPS2 para Wav ou MP3. Para aqueles que não sabem, CPS1 e CPS2 significa Capcom System 1 e 2. Esses sistemas são aqueles fliperamas da Capcom que tem jogos como Marvel VS Capcom, Street Fighter Alpha, etc.. Primeiro de tudo baixe o Qsound Player, um pequeno utilitário para se extrair sons das roms de cps1 e cps2. baixe-o aqui: Download QSP.zip Você também irá precisar de um editor ou conversor de audio como SOUNDFORGE, CDEX, EASY CD-DA EXTRACTOR etc.. Baixe também a Rom do jogo que você quer extrair a musica ou som. (Neste tutorial usarei como exemplo a rom Sfa3.zip que é a rom de CPS2 Street Fighter Alpha 3) 1 - Crie uma pasta e extraia o QSOUND PLAYER nela. Coloque a rom nesta mesma pasta e extraia ela criando uma segunda pasta dentro da pasta do Qsound Player.
Veja o exemplo abaixo como fica: 2 - Execute o QSOUND PLAYER e selecione o nome da rom que você está utilizando (Veja o exemplo abaixo usando a rom Sfa3.zip).
3 - Clique em Load e talvez aparecerá a seguinte mensagem de erro como mostra a figura abaixo. 4 - Esse erro geralmente acontece porque o Qsound Player não consegue encontrar os arquivos que ele necessita para carregar o som da rom. Para corrigir isso siga os passos: Vá ate a pasta onde você extraiu a rom e procure o arquivo que tenha extensão parecida com a que o Qsound Player tentou abrir.(No meu caso foi o arquivo sfa3.1 MEU ) e renomeie ele com o nome que o Qsound pediu.
veja as figuras abaixo: ANTES
DEPOIS
5 - Volte para o Qsound Player e clique em Load novamente. Possivelmente aparecerá um outro erro parecido com o anterior, então volte novamente até a pasta onde você extraiu os arquivos da rom e renomeie eles corretamente, como pede o Qsound Player. 6 - Repita o processo. Vá ate o Qsound e clique em Load novamente. Ocorreu novo erro? Volte a pasta da rom e renomeie os arquivos corretamente!. 7 - Renomeie todos os arquivos necessários que o Qsound não conseguir detectar. Quando quando ele pedir arquivos do tipo que sua rom não possui, basta você cria-los. Para fazer isso, simplesmente abra o notepad do windows, e crie um novo arquivo, e salve-o com o nome o qual o Qsound pede e não existe na rom.
Veja o exemplo abaixo:
Note que o arquivo sfa3.11b não existe na rom, logo você precisará criá-lo. Abra o bloco de notas do Windows, não escreva nada, e vá em Arquivo - Salvar como... No campo nome do arquivos coloque o nome do arquivo pedido(ex sfa3.11b) e mude em salvar como tipo para Todos os arquivos e salve na pasta onde você extraiu a rom.
veja a figura abaixo:
Repita este processo caso o Qsound peça arquivos que não existam na rom que você esta usando, como por exemplo, arquivos com final b c d e e tome cuidado para não substituir arquivos que a rom já tem! 8 - Voltando ao QSOUND clique em Load por fim e você verá que ele carregou todos os rquivos em branco que ocê fez. Renomeie os que faltarem e crie os que não existirem e por final o Qsound irá mostrar que todos arquivos foram carregados como na figura abaixo. 9 - Agora em Code selecione a trilha de som que existe na rom. Vá aumentando o número e clicando em Send para escutar os sons. 10 - Agora vem a parte mais fácil, salvar o som. Escute o som que você quer e clique em Stop. Clique em Log Wave e clique em Send. Note que ao mesmo tempo que você escuta o som, ele está sendo gravado, Clique em Stop Log quando quiser parar a gravação e o som será salvo em .WAV. 11 - Vá até a pasta do QSOUND e lá estará o som salvo em Wav. Agora basta você editá-lo com um programa de audio como os citados no começo do tutorial e converter o som para o formato que quiser !!!

Note que este processo varia de rom para rom, então siga somente o contexto do tutorial em si que você conseguirá fazer este processo com 100% das roms de CPSX

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 Emuladores , Hacks e Tutoriais
Posts RSSComments RSS
Back to top