02 dezembro 2009
Comerciais da Segunda Geração (1976 – 1984)
ColecoVision
O ColecoVision, como todos os outros, prometia ser melhor que o Atari e trazer toda a experiência dos arcades para dentro de casa. Para tanto, seus comerciais não eram focados unicamente no console, mas sim nos games de arcade que o console possuia.
Além disso, a Coleco ainda destacava a versatilidade do seu console, mostrando a enorme quantidade de periféricos que o console possuia e o que eles poderiam fazer.
Analisando os comerciais, percebe-se que até o surgimento do Intellivision os consoles buscavam puxar a “sardinha para o seu lado” – o clima era um tanto amistoso: cada um mostrava o que tinha de melhor e pronto. Com a chegada do Intellivision a publicidade dos consoles ficaram mais agressivas, com comparações diretas entre um console e outro, citações e tudo o mais. Não tenho certeza, mas acredito que essa tenha sido a única época em que campanhas de marketing tenha tomado esse formato tão agressivo. De uma maneira ou de outra, o ColecoVision deixou isso um pouco de lado (mas não completamente) e focou num formato de divulgação que é mais ou menos o padrão de hoje: divulgação de jogos e como eles se sobressaem em suas plataformas.
Mas mesmo assim a indústria ainda tinha muito o que evoluir. Os comerciais chegam a ser um tanto bobos para a realidade de hoje, mas funcionavam. Ao longo da nossa história iremos conferindo como as campanhas evoluiram e amadureceram, deixando de lado o foco infanto-juvenil (que praticamente dominava essa época) para encorpar um formato mais adulto.
Cá entre nós, alguns deles eram toscos pra caralho heim rs.
Via: vgbrasil
0 comentários